terça-feira, 7 de abril de 2009

O QUE É AUTISMO?

uma criança muito especial !!

(Renato bruno)
autismo é uma diferença e não uma doença!!!

O QUE É AUTISMO?

O autismo é uma alteração cerebral uma desordem que compromete o desenvolvimento psiconeurológico e afeta a capacidade da pessoa se comunicar, compreender e falar, afeta seu convivio social.

O autismo infantil é um transtorno do desenvolvimento que manifesta-se antes dos 3 anos de idade, e é mais comum em meninos que em meninas e não necessáriamente é acompanhado de retardo mental pois existem casos de crianças que apresentam inteligência e fala intactas.

Quais são as causas do autismo?

As causas do autismo são desconhecidas mas diversas doenças neurológicas e/ou genéticas foram descritas com sintomas do autismo. Problemas cromossômicos, gênicos, metabólicos e mesmo doenças transmitidas/adquiridas durante a gestação, durante ou após o parto, podem estar associados diretamente ao autismo. Entre 75 a 80% das crianças autistas apresentam algum grau de retardo mental, que pode estar relacionado aos mais diversos fatores biológicos. Portanto, a evidência de que o autismo tem suas causas em fatores biológicos é indiscutível, fazendo-nos reconsiderar a idéia inicial de ligarmos o quadro de autismo a alterações nas primeiras relações mãe-filho.

pode ocorrer com pessoas que tem autismo.

Pessoas com autismo podem ficar presas a um mundo de comportamentos ritualísticos. Com variável incapacidade de interagir com as pessoas a sua volta. Uma pequena parcela mostra uma notável habilidade para executar algumas tarefas como tocar piano, executar cálculos matemáticos complexos, enquanto ao mesmo tempo não conseguem se alimentar sozinhos ou se vestir.
Os aspectos biológicos e comportamentais do autismo, remetem a desordens como a esquizofrenia, epilepsia e outras tantas raras condições neurológicas pediátricas.

Características do autismo!

Nem todo autista é igual, existem autistas mais sociais que outros, outros são mais intelectuais, e assim por diante. Por isso dá-se o nome de Espectro Autista a estas diferentes manifestações do autismo: o autismo tem vários níveis, desde os mais graves (o autismo típico em que as pessoas geralmente pensam) até os casos mais sutis. Muitos autistas não são muito diferentes de pessoas tidas como "normais": possuem hábitos consolidados, reagem com dificuldade a situações que os desagradam, possuem manias e preferências.


As características mais comuns do autismo são:

  • Dificuldade na interação social (como todo e qualquer indivíduo, por exemplo);
  • Dificuldade acentuada no uso de comportamentos não-verbais (contato visual, expressão facial, gestos);
  • Sociabilidade seletiva;
  • Padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses e atividades:
  • Preocupação insistente com um ou mais padrões estereotipados (movimento circular, por exemplo);
  • Assumir de forma inflexível rotinas ou rituais (ter "manias" ou focalizar-se em um único assunto de interesse, por exemplo);
  • Maneirismos motores estereotipados (agitar ou torcer as mãos, por exemplo);
  • Preocupação insistente com partes de objetos, em vez do todo (fixação na roda de um carrinho ou na boca de alguém que fala, por exemplo);
  • Seguir uma vida rotineira e resistir mais do que uma pessoa comum resistiria quando ela é mudada;
  • Tendência a uma leitura concreta e imediatista do contexto, seja ele
  • linguístico ou ambiental ("levar tudo ao pé daletra").

3 comentários:

  1. Valeu Angélica!
    Você esclareceu muitas dúvidas minhas relacionadas ao autismo!
    Abração!

    ResponderExcluir
  2. nossa vooc mii deixou completamente emocionada com o que escreveu;)
    parabéns..

    ResponderExcluir
  3. o bruno e uma pessoa como todos nos so tem um pouco de dificudades em se comonica com outras pessoas. mais comtinua semdo um menino lindo esperto d +. bjs e adorei tudo sobre altismo.

    ResponderExcluir